O Patrimônio Mundial da Serra da Capivara –os mais antigos vestígios de povoamento nas Américas?
16 de maio de 2017 | 16h30 | Embaixada do Brasil em Berlim, Wallstr. 57, 10179 Berlin
Localizada no ecossistema de alta biodiversidade da Caatinga, a Serra da Capivara é caracterizada por gravuras rupestres e sítios arqueológicos únicos, reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Pesquisas arqueológicas conduzidas na Serra da Capivara têm trazido novas descobertas sobre o povoamento das Américas. À luz desses novos conhecimentos, a história de ocupação humana do continente deveria ser reexaminada?
A Embaixada do Brasil em Berlim e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) têm o prazer de convidar para painel de discussão sobre a extraordinária importância do Patrimônio Mundial da Serra da Capivara.
Junto ao painel de discussão, será apresentada, pela primeira vez, a exposição fotográfica “O Patrimônio Mundial da Serra da Capivara – os mais antigos vestígios de povoamento nas Américas?”, reunindo os seguintes elementos:
Imagens fascinantes do fotógrafo André Pessoa sobre os sítios arqueológicos, a natureza e a cultura da Serra da Capivara;
Filme documentário “Descoberta sensacional no Brasil – Os primeiros americanos” (Terra X / ZDF);
Pôsteres com resultados do projeto de pesquisa: “O início da produção de alimentos no semiárido nordestino: o exemplo da Serra da Capivara“;
Informações sobre o projeto “Fundação Viveiro Mata Branca“, dedicado à preservação ambiental e ao reflorestamento de espécies nativas através de projetos educacionais.