Blog

Museu do lixo

Em março, O Serviço de Assistência Social á Família – Sasf#Probrasil, levou as famílias atendidas para conhecer o Museu do lixo, situado dentro do Parque Ecológico do Guarapiranga. O Museu conta com peculiar acervo que, ao invés de peças históricas, expõe o lixo que fora descartado no entorno e que fora parar dentro  da represa. Entre aos variados objetos, pode-se encontrar diversos tipos de brinquedos, móveis, eletrodoméstico e pasmem, até um veiculo automotivo.

O Objetivo do museu, que existe a quase 18 anos, é  conscientizar as pessoas  sobre o descarte irregular do lixo, sobre a necessidade de reutilizar matérias primas e reduzir o consumo de materiais que são tão prejudiciais ao meio ambiente, especialmente pelo seu longo processo de decomposição.

Além dos espaços de exposição, os participantes participaram de uma roda de conversa na qual fora sensibilizados quanto toda a problemática do lixo, a preservação do meio ambiente e seus impactos na  saúde. Fomentando novas práticas de interação entre o homem e a natureza.

Para além da exposição do lixo, o parque também conta com riquíssimo espaço verde, floração e plantas nativas, as famílias ficaram encantadas com o viveiro e os demais espaços de convivência do Parque Ecológico.