Blog

ASSOCIAÇÃO PROBRASIL CERTIFICA 58 MULHERES EM CURSO DE CORTE E COSTURA

A Associação ProBrasil, em parceria com Global Care – fundação alemã de incentivo a projetos sociais da empresa Knorr-Bremse – realizou hoje, 03 de setembro, a cerimônia de conclusão do curso “Costurando Novas Perspectivas”, que durou 3 anos. Os certificados foram entregues à 58 mulheres, moradoras do distrito de Parelheiros – extremo sul de   São Paulo – as quais são atendidas também pelo Serviço de Assistência Social à Família (SASF- ProBrasil).

A cerimônia teve início às 10h40, na Casa de Artes da associação, localizada na Estrada Ecoturística de Parelheiros – 4.129, com a abertura feita pelo Presidente da ProBrasil, Uwe Felipe Weibrecht, o qual agradeceu a presença de todos, em especial a assistente da diretoria da Knorr, Mathilde Pinto, e a chefe de RH, Vanessa Gama; representante do Conseg Parelheiros, Conceição; representantes do CRAS Parelheiros, Eliane Faria e Cibelle Isabela; assessora do Deputado Federal Alexandre Leite, Vivian Vieira.

No decorrer do evento, Vanessa contou sobre a parceria da Knorr Bremse com a ProBrasil, que surgiu após o desejo da empresa de promover ações pelo mundo todo. Também comentou sobre a importância do curso para a geração de renda das famílias. “Acredito no poder da mulher que trabalha, pois ela tem mais autonomia, orgulho e sabe aonde quer chegar. Num projeto como esse, elas (as mulheres) se sentem felizes pelo o que aprendem e conseguem conquistar”, diz.

As professoras do projeto, Telma Pessoa e Lucia Cabral dos Santos, organizaram um desfile de roupas confeccionadas por suas próprias mãos e pelas alunas do curso, as quais representaram o dia a dia da mulher no escritório, em festas e também, a fim de mostrar os maiores impactos de 2018 até o momento, peças do casamento da Realeza e de imigrantes africanos.

O encerramento ocorreu por volta das 12h, com a entrega dos certificados, e os agradecimentos feitos pelas alunas a Telma e Lucia, que receberam pequenas lembranças e depoimentos de gratidão por todo ensinamento compartilhado à turma, durante todo período. Em sua fala, Telma diz que o objetivo do projeto é alcançar ainda mais mulheres, e atrair olhares de pessoas e parceiros que acreditem no trabalho realizado.

Casa de Artes da ProBrasil
A Casa de Artes, antiga Cooperativa de Costureiras dos Álamos, foi inaugurada em 2005, e disponibiliza cursos nas áreas de Patchwork*, Corte e Costura e Cerâmica Artesanal, no intuito de habilitar profissionais em confecções de roupas, moda e artes para o mercado de trabalho. A instituição atende hoje cerca de 58 mulheres por meio do Projeto intitulado “Costurando Novas Perspectivas”, criado pelo diretor executivo, Odair Andrade, e sua equipe, em setembro de 2015.

Todas as peças produzidas pelas mulheres da Casa são exibidas e comercializadas em feiras, eventos e bazares. Além do mais, parte delas já lucra com a produção e conserto de roupas feitos para empresas e clientes externos.