Diretoria

PRESIDENTE
Uwe Felipe Weibrecht

VICE-PRESIDENTE
Kátia Maria Senise Martinho Rabelo

DIRETOR SOCIAL
Carlos Enrique Ruiz Garcia

DIRETORA DE PROJETOS NO NORDESTE
Loisima Barbosa Bacelar Miranda Schiess

CONSELHO FISCAL
Fátima Maria Lins Schoendorfer
Edson Rodrigues Passos
Anja Matt do Egito

Funcionários

Composta por 65 funcionários:

07 Gerentes de Serviços
01 Agente de Conectividade
02 Analistas de Comunicação
06 Assistentes Técnicos
02 Auxiliares Administrativos
08 Assistentes Sociais
01 Psicóloga
13 Pedagogas
13 Orientadores Socioeducativos
06 Cozinheiras
06 Agentes Operacionais

Nossa História

A Associação ProBrasil é uma organização sem fins lucrativos, que iniciou seus trabalhos em novembro de 1999 a fim de promover o desenvolvimento social e sustentável de comunidades na periferia de São Paulo e no interior do Nordeste do Brasil. O trabalho desenvolvido inclui a proteção do meio ambiente como um fator fundamental para a sobrevivência da humanidade, além de ter como base de todas suas ações os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O propósito da ProBrasil é criar vida sustentável a partir das necessidades das comunidades locais de forma integrada com o contexto global, tendo como principal missão contribuir para o desenvolvimento de uma vida fraterna e eco-socialmente sustentável de famílias por meio da cultura, educação, cidadania e valorização do meio ambiente.

Desde 2000, a Associação implementa projetos na região de Parelheiros e da Capela do Socorro, distritos localizados no extremo sul do município de São Paulo, atendendo comunidades que vivem em condições de alta vulnerabilidade social, oferecendo aos moradores atividades socioeducativas e culturais, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e com outras entidades.

Em 2008, a ProBrasil chegou ao Estado do Piauí, onde atualmente possui filiais em Teresina, Picos e na região do Parque Nacional Serra da Capivara. No Piauí, a Associação já prestou um trabalho importante à diversas comunidades, em especial na área de saúde. Uma das primeiras parcerias foi com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde para a reforma da Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), reinaugurada em outubro de 2008, depois de passar por uma série de melhorias em sua estrutura, fazendo dobrar a capacidade de atendimentos diários.

A ProBrasil também desenvolveu trabalhos na região do município de Cocal, em Piauí, atingida pelo rompimento da barragem de Algodões, devido à tragédia que deixou milhares de famílias desabrigadas. No projeto em prol da comunidade local, a ProBrasil construiu uma Casa de Farinha de fundamental importância na geração de renda para as famílias do povoado Boíba, em Cocal.

Ainda em Picos, a ProBrasil também promoveu a construção de uma policlínica. O projeto foi realizado em conjunto com a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, o Hospital de Trauma de Berlim (ukb) e outros parceiros. Atualmente a clínica é administrada pela Organização Social CAMPI e oferece consultas médicas especializadas exclusivamente para o usuário do SUS.

Hoje, a organização oferece diariamente serviços para aproximadamente 550 crianças e adolescentes em uma creche e em três Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs). O Serviço de Assistência Social à Família (SASF- ProBrasil) atende mais de 1000 famílias em 26 bairros da Zona Sul, e no Telecentro Comunitário a organização oferece mensalmente educação digital e acesso à internet gratuito para mais de 2000 usuários.

Missão ProBrasil

Desenvolver uma vida fraterna e ecossocialmente sustentável com famílias e comunidades  através da cultura, educação, cidadania e valorização do meio ambiente.

Propósito

Criar vida sustentável a partir de necessidades das comunidades locais, de forma integrada com o contexto global.

Visão de Futuro

“Parelheiros: o Jardim de São Paulo”

  • Fortalecimento da comunidade;
  • Agricultura orgânica / Zona rural;
  • Observatório ambiental;
  • Áreas preservadas;
  • Centro de pesquisa, estudos e intercâmbio;
  • Teatro, cinema e desenvolvimento da arte;
  • Ecoturismo.

Princípios e Valores

  1. Confiança;
  2. Igualdade nas relações;
  3. Valorizar a diversidade (ter curiosidade, desenvolver a percepção e maravilhar-se);
  4. Buscar a sustentabilidade de tudo;
  5. Autonomia, pró-atividade e persistência;
  6. Transparência (prestar contas, ter coragem para comunicar o que fazemos);
  7. Empatia/compaixão;
  8. Solidariedade;
  9. Buscar a autonomia das pessoas (potencialidade com responsabilidade);
  10. A arte da imperfeição.