Cooperação de Saúde Alemanha – Piauí

 

A atuação da Associação ProBrasil no Estado do Piauí iniciou em 2006 através de uma parceria da organização com o Ministério de Saúde (PNCH/SVS) e a Ordem da Cruz de Malta para ações voltadas ao controle de hanseníase neste Estado. A partir dos projetos voltados para a Hanseníase foram desenvolvidos uma série de iniciativas de auxílio humanitário que resultaram em 2008 na reforma, ampliação e doação de equipamentos ao Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina.

Depois desta primeira ação, o foco da atuação da ProBrasil foi a cidade de Picos. Em 2008 a então secretária de saúde do município de Picos, Tasmânia Gomes de Medeiros, solicitou que a ProBrasil colaborasse nesta região na construção de um centro de atendimento e diagnóstico. Em seguida, iniciou a elaboração do “Projeto Policlínica” que contou com a participação do governo estadual, municipal e da sociedade civil organizada.

O “Projeto Policlínica” foi idealizado conjuntamente com uma cooperação de saúde nacional e internacional visando o intercâmbio com o Hospital de Trauma de Berlim (UKB) na Alemanha e com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo/SP.

No dia 13 de maio de 2009 o então prefeito da cidade de Picos, o senhor Gil Marques de Medeiros, viajou para a Alemanha atendendo ao convite do presidente da Associação ProBrasil. Seguiram na comitiva oficial, a então secretária de saúde de Picos, Tazmânia Gomes de Medeiros, e o secretário estadual de governo, Kleber Dantas Eulálio.

Em novembro de 2013 o Governador Wellington Dias viaja à Alemanha com a comitiva oficial, onde firmou acordos de cooperação na área de saúde especificamente com o Hospital de Trauma em Berlim – UKB.

Acompanharam esta visita os então secretários Assis Carvalho (Saúde), Rejane Dias (SEID) e a então assessora especial da prefeitura de Picos, Belê Medeiros. Na ocasião, foi assinado documento para que fosse dado início a um intercâmbio de profissionais médicos do Piauí e Alemanha.

No dia 26 de fevereiro de 2010 o Governador Wellington Dias recebe em audiência em Teresina/PI o médico alemão Michael Metzner, do UKB (Hospital de Traumas de Berlim) para discutir a cooperação envolvendo a Policlínica Especializada de Picos e o Hospital Regional de Picos. Segundo Wellington, a visita do representante do principal hospital da capital alemã serviu para consolidar este intercâmbio. A audiência concedida pelo governador ao Dr. Michael Metzner foi acompanhada pelo então secretário da saúde, Assis Carvalho, e pelo presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht, dentre outras autoridades.

Após este primeiro contato no Piauí, a Universidade Federal do Piauí entra no projeto, e no dia 13/11/2011 o  Magnífico Reitor da UFPI Luiz de Sousa Santos Júnior visita instituições na Alemanha e fecha contrato de intenções com UKB – Hospital de Traumas de Berlim. Em consequência desta viagem e vislumbrando as potencialidades da região, no dia 15/03/2011, o Reitor lança em Picos as diretrizes iniciais do Curso de Medicina na UFPI.

No mesmo ano (2011) foi realizada uma visita oficial das deputadas estaduais na Alemanha, organizada com o apoio logístico da ProBrasil. A visita visou atrair mais investimentos ao Piauí e as deputadas estaduais Margarete Coelho (PP), Belê Medeiros (PSB), Juliana Moraes Sousa (PMDB) e a deputada federal Iracema Portela (PP) visitaram a Câmara Municipal da cidade de Eisenach, na Alemanha.  Na oportunidade, as parlamentares também observaram aspectos administrativos do poder público daquele país.

O Governador Wilson Nunes Martins em visita oficial ao UKB Berlim (Alemanha) reafirma a intenção de parceria com a Alemanha e assina no dia 16/04/2013, em Berlim, um acordo de cooperação técnico-científica do Governo do Piauí, através da Universidade Estadual (UESPI), com o Unfallkrankenhaus Berlim (UKB).

No dia 10/03/2014 concretiza-se mais uma reunião da Associação ProBrasil com o Hospital de Traumas em Berlin – Unfallkrankenhaus Berlim, que culminou no Programa de Cooperação em Saúde Alemanha-Piauí.

Como resultado deste encontro foi sugerida uma ação inicial confirmada para o período de 17 de setembro a 14 de outubro do corrente ano. Esta ação tem como missão realizar diagnóstico de campo relativo ao intercâmbio Input e Output e fornecer à população carente cirurgias gratuitas no HRJL, com parceria com a SMS-Picos, SESAPI, UFPI, CAMPI, CRM e COREN.

HISTÓRICO ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

Articulações Passadas realizadas pela Associação ProBrasil objetivando o projeto de intercâmbio entre o Estado do Piauí e o Hospital de Trauma de Berlim – UKB foram realizadas em 2008, feitas pelo seu Presidente Uwe Weibrecht.

  • No dia 13 de maio de 2009 o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, viajou para a Alemanha atendendo ao convite do presidente da ProBrasil. Seguiram na comitiva oficial, a então secretária de saúde de Picos, Tazmânia Gomes de Medeiros (atualmente deputada estadual Belê) e o secretário estadual de governo, Kleber Eulálio (atual Prefeito da Cidade de Picos).
  • No dia 02 de outubro de 2009 foi inaugurado o prédio da Policlínica de Picos, com a presença do até então governador Wellington Dias, o vice-governador Wilson Martins, o secretário de Governo Kleber Eulálio, o Presidente da ProBrasil Uwe Weibrecht, o prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, Tasmânia Gomes de Medeiros e a participação da comunidade médica, política e religiosa da macrorregião.
  • Em viagem ao exterior, no dia 30 de novembro de 2009, o então governador Wellington Dias fechou acordos na área de saúde na Alemanha. Além do Hospital de Traumas de Berlim (UKB), capital da Alemanha, Wellington conseguiu um importante acordo de cooperação técnica na área de saúde durante sua visita oficial à Europa, com o município de Eisenach, localizado no Estado da Turíngia. Ele foi formalmente recebido pelo prefeito da cidade, Matthias Doht; pela segunda prefeita, Ute Lieske; pela deputada estadual Sabine Doht (SPD) e pela ministra representante do governo daquela unidade federativa germânica, Heike Taubert, na sede da prefeitura e, em seguida, na St.Georg Klinik, uma moderna unidade hospitalar de alta complexidade em várias especialidades. Acompanharam esta visita os então secretários Assis Carvalho (Saúde), Rejane Dias (SEID) e a então assessora especial da prefeitura de Picos, Belê Medeiros. Na ocasião, foi assinado documento para que fosse dado início a um intercâmbio de profissionais médicos do Piauí e Alemanha;
  • Dia 26 de fevereiro de 2010 o então governador Wellington Dias recebeu em audiência o médico alemão Michael Metzner, do UKB (Hospital de Traumas de Berlim) para discutir a cooperação envolvendo a Policlínica Especializada de Picos e o Hospital Regional de Picos. Segundo Wellington, a visita do representante do principal hospital da capital alemã serviu para consolidar este intercâmbio. A audiência concedida pelo governador ao Dr. Michael Metzner foi acompanhada pelo então secretário da Saúde, Assis Carvalho, e pelo presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht, dentre outras autoridades;
  • 13/01/2011 – Reitor da UFPI visita instituições na Alemanha e fecha termo de intenções com UKB.
  • 15/03/2011 – o Reitor lança em Picos as diretrizes iniciais do Curso de Medicina na UFPI, decisões atreladas à eminente cooperação internacional, à construção do novo hospital regional e à integração de todo os sistemas com o projeto da Policlínica e do intercâmbio.
  • • 2012 – continuação da luta da ProBrasil para manter o projeto vivo equipando a clinica e mobilizando a sociedade através de palestras e visitas programadas à clínica, assim como articulação e palestras aos conselhos de medicina e enfermagem.
  • • 2013 – o Tribunal de Contas do Estado intermedia uma série de reuniões.
  • 18/11/2013 – assinatura do contrato de gestão do CAMPI com o Estado.
  • 27/02/2014 – assinatura do contrato de cessão de uso da Associação ProBrasil para o Estado. Obs.: Sem ônus para o Estado, sendo a única exigência o atendimento imediato ao público 100% SUS e com qualidade.
  • 01/04/2014 – Inauguração do CAMPI – CENTRO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DE PICOS –  a Policlínica inicia os atendimentos.
  • •10/09/2014 – Cerca de 1.430 consultas especializadas são realizadas, um marco histórico no Estado do Piauí.
  • •17/09/2014 – Lançamento do PROGRAMA DE COOPERAÇÃO EM SAÚDE ALEMANHA-PIAUÍ com a chegada da equipe de saúde alemã do UKB para realização de atendimentos beneficentes na região de Picos e no HRJL – Hospital Regional Justino Luz e análise de campo para o intercâmbio Input e Output .