Arte na Periferia

A Associação ProBrasil colocou em prática mais um projeto no Piauí. Dessa vez o município contemplado foi Picos, que no dia 16 de agosto de 2012 recebeu o “Arte na Periferia”. Trata-se de um projeto de arte-cultura que atendeu diretamente às comunidades do município, com a realização de oficinas e de apresentações culturais voltadas para pessoas de todas as idades. O projeto facilitou o acesso à cultura, incentivou o desenvolvimento das competências pessoais presentes na comunidade, bem como a inclusão sócio-educativa-cultural, diminuindo assim a exposição a situações de risco social.

Foram oferecidas aulas de mímica, dança (Hip-Hop e forró) e teatro durante todo o semestre com apresentações ao final de cada mês (sempre no último sábado) e uma semana cultural em dezembro com apresentações dos grupos do projeto e de grupos culturais de cidade.

As oficinas de mímica foram direcionadas aos jovens com idades entre 16 e 24 anos. E o Hip-Hop para crianças dos 10 aos 15 anos. Também realizaram uma apresentação cultural no ultimo sábado do mês.

As aulas de teatro, foi o momento para os adultos voltarem a ser criança, expressar a sua criatividade e trabalhar a expressão corporal.

Também foram ministradas aulas de forró para a melhor idade e os participantes participaram de uma apresentação cultural no último sábado do mês. Para as tardes culturais, o projeto investiu na exibição de filmes e palestras educativas. A ideia foi oferecer ferramentas a favor da qualidade de vida e da prevenção de doenças.

O “Arte na Periferia” realizou uma semana cultural com apresentações dos grupos da ProBrasil e de outros grupos de Picos. Na ocasião, foi firmada uma parceria de trabalho com o propósito de construir uma relação com as comunidades de forma que elas conseguissem  acessar os projetos da Organização e se beneficiar com as atividades.