CCA Álamos & Aladim

Objetivo

Oferecer proteção social a crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades bem como oferecer aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Sobre o Projeto

O projeto visa o atendimento de crianças e adolescentes em situação de trabalho, reconduzidas ao convívio familiar, após medida protetiva de acolhimento, com deficiência ou não do BPC, oriundas de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e em situação de vulnerabilidade e risco. Atualmente temos 163 crianças matriculadas, com cerca de 1.200 atendimentos e 4.017 refeições mensais.

Diariamente no contra turno escolar são realizadas atividades de integração, regras de convivência, atividades lúdicas, educativas e culturais para os participantes do projeto.

São realizadas diversas oficinas, tais como: artes, esportes, dança, capoeira e teatro. Algumas realizadas por oficineiros contratados pelo projeto e outras por profissionais voluntários.

No período da manhã, entre as 08h00min e 11h30min, as crianças e adolescentes realizam duas refeições: café da manhã e almoço. No período da tarde, das 13h00min às 16h30min, são oferecidas duas refeições: almoço e lanche da tarde.

Coordenação

gestora-alamosCARINA CARVALHO UMETSU

  • 2005 Voluntária na Associação Martim de Lima
  • 2006 Auxiliar Administrativo pelo Colégio Técnico São Paulo (COTESP)
  • 2008 Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP

Saiba Mais

Implantado em 27 julho de 2015 e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Prefeitura Municipal de São Paulo, o CCA Álamos já realizou cerca de 20.284 atendimentos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira entre 8h00 e 17h00. A equipe do CCA Álamos conta atualmente com 7 funcionários, sendo 1 gerente de serviço, 1 assistente técnico, 2 orientadores sócio-educativos, 2 agentes operacionais e 1 cozinheiro. Atendimento 100% gratuito.