Violão Canção

Com o nome de “Violão Canção” o projeto consiste na aquisição de equipamentos e implantação de cursos de profissionalização musical. As aulas começaram inicialmente com cursos de violão e guitarra sendo prevista a implantação de um coral para apresentações.  Com a participação inicial de 30 detentos o projeto teve duração de um ano e contou com o apoio da Secretaria de Justiça e os Dirigentes da Penitenciária Masculina de Picos José de Deus Barros Sinval Hipólito Gonzaga – PJDB.

O trabalho na Penitenciária masculina de Picos tem como objetivo de prepará-los para o retorno a sociedade, tornando um pouco mais humanizado o tratamento prisional.

Rudson Liduíno, Secretário Executivo da Filial da ProBrasil em Picos fala como nasceu a ideia, “Fui convidado pelo meu amigo Romulo Braga do Grupo Esperança Viva, do qual faço parte há vários anos, a participar de uma reunião na penitenciária de Picos. Lá chegando,  conversamos com alguns detentos,  dentre eles, o Sr. Lourival da Silva Ramos Junior, que demonstrou interesse em aprender a tocar violão. Assim nasceu a ideia para a criação do projeto, uma solicitação de um detento”.

A coordenadora do projeto,  a assistente de serviços, Sra. Alice Rufino Costa comenta sobre a grande aceitação dos detentos para com o projeto: “tivemos de imediato uma lista com dezenas de detentos interessados, agora teremos que fazer outra seleção levando em consideração a aptidão musical de cada um e o perfil de se tornar um futuro duplicador”.

Inicialmente o projeto piloto foi implantado somente na PJDB, sendo prevista a possibilidade de extensão do projeto para outras unidades prisionais do Estado.