Blog

ASSOCIAÇÃO PROBRASIL PROMOVE APRESENTAÇÃO MUSICAL GRATUITA EM PARELHEIROS E REÚNE CERCA DE 200 PESSOAS

A Associação ProBrasil, em parceria com a escola de música Dona Gal (Teresina- Piauí) promoveu na noite de ontem, 26 de setembro, uma apresentação gratuita com o quarteto BMW2, músicos vindos do estado de Piauí, que ocorreu no CEU Parelheiros. Ao som de “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso, os músicos, logo na abertura, emocionaram o público e marcaram a noite.

O encontro teve início às 19h30, com a abertura feita pelo presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht, o qual comentou sobre a parceria que se deu a partir de um desejo da entidade de proporcionar às crianças da região de Parelheiros o ensino por meio da música. “Dentro de 2 a 3 meses teremos uma extensão da Dona Gal (escola de música) no distrito”, diz

Durante a apresentação, Wanya Sales – violinista da Orquestra Sinfônica de Teresina e fundadora da escola de música Dona Gal, que surgiu em 2015 e atende hoje mais de 700 crianças de Teresina (PI) – apresentou os demais músicos que compõe o quarteto (Beto Moreno: percussão; Marcell Régis: cavaquinho; Wanya Sales: violino; Wellington Torres: violão) e também contou sobre a sua história na música e de outros projetos sociais que a Dona Gal promove. Com muitos aplausos, a apresentação foi encerrada às 20h30

 

Leia Mais

ASSOCIAÇÃO PROBRASIL RECEBE VISITA DA SENADORA FEDERAL MARIA DO CARMO (DEM)

 

Na última sexta-feira (14), a Associação ProBrasil recebeu a senadora federal Maria do Carmo (DEM), 77 – com atual mandato 2015-2023 – nos espaços onde são oferecidos os diversos serviços às famílias do distrito de Parelheiros. A visita em questão faz parte do desejo pessoal da senadora em conhecer de perto os projetos ofertados à comunidade.

Na ocasião, Maria do Carmo, acompanhada pelo Presidente da associação, Uwe Felipe Weibrecht; Capitão Comandante da Polícia Militar da 1 Cia Rabelo e Elenice Uliach Rabelo, passou pelo Centro Educacional Infantil (CEI Tatiana Belinky- ProBrasil), em seguida no CCA Álamos, onde foi recebida pelo grupo de Percussão e um musical e, por fim, a senadora visitou o BaseCamp Álamos – local de moradia dos voluntários que prestam serviços à ProBrasil.

Leia Mais

ASSOCIAÇÃO PROBRASIL CERTIFICA 58 MULHERES EM CURSO DE CORTE E COSTURA

A Associação ProBrasil, em parceria com Global Care – fundação alemã de incentivo a projetos sociais da empresa Knorr-Bremse – realizou hoje, 03 de setembro, a cerimônia de conclusão do curso “Costurando Novas Perspectivas”, que durou 3 anos. Os certificados foram entregues à 58 mulheres, moradoras do distrito de Parelheiros – extremo sul de   São Paulo – as quais são atendidas também pelo Serviço de Assistência Social à Família (SASF- ProBrasil).

A cerimônia teve início às 10h40, na Casa de Artes da associação, localizada na Estrada Ecoturística de Parelheiros – 4.129, com a abertura feita pelo Presidente da ProBrasil, Uwe Felipe Weibrecht, o qual agradeceu a presença de todos, em especial a assistente da diretoria da Knorr, Mathilde Pinto, e a chefe de RH, Vanessa Gama; representante do Conseg Parelheiros, Conceição; representantes do CRAS Parelheiros, Eliane Faria e Cibelle Isabela; assessora do Deputado Federal Alexandre Leite, Vivian Vieira.

No decorrer do evento, Vanessa contou sobre a parceria da Knorr Bremse com a ProBrasil, que surgiu após o desejo da empresa de promover ações pelo mundo todo. Também comentou sobre a importância do curso para a geração de renda das famílias. “Acredito no poder da mulher que trabalha, pois ela tem mais autonomia, orgulho e sabe aonde quer chegar. Num projeto como esse, elas (as mulheres) se sentem felizes pelo o que aprendem e conseguem conquistar”, diz.

As professoras do projeto, Telma Pessoa e Lucia Cabral dos Santos, organizaram um desfile de roupas confeccionadas por suas próprias mãos e pelas alunas do curso, as quais representaram o dia a dia da mulher no escritório, em festas e também, a fim de mostrar os maiores impactos de 2018 até o momento, peças do casamento da Realeza e de imigrantes africanos.

O encerramento ocorreu por volta das 12h, com a entrega dos certificados, e os agradecimentos feitos pelas alunas a Telma e Lucia, que receberam pequenas lembranças e depoimentos de gratidão por todo ensinamento compartilhado à turma, durante todo período. Em sua fala, Telma diz que o objetivo do projeto é alcançar ainda mais mulheres, e atrair olhares de pessoas e parceiros que acreditem no trabalho realizado.

Casa de Artes da ProBrasil
A Casa de Artes, antiga Cooperativa de Costureiras dos Álamos, foi inaugurada em 2005, e disponibiliza cursos nas áreas de Patchwork*, Corte e Costura e Cerâmica Artesanal, no intuito de habilitar profissionais em confecções de roupas, moda e artes para o mercado de trabalho. A instituição atende hoje cerca de 58 mulheres por meio do Projeto intitulado “Costurando Novas Perspectivas”, criado pelo diretor executivo, Odair Andrade, e sua equipe, em setembro de 2015.

Todas as peças produzidas pelas mulheres da Casa são exibidas e comercializadas em feiras, eventos e bazares. Além do mais, parte delas já lucra com a produção e conserto de roupas feitos para empresas e clientes externos.

Leia Mais

PROBRASIL DEBATE SOBRE ANCESTRALIDADE E EDUCAÇÃO NO X CAFÉ FILOSÓFICO

 

(Da direita para a esquerda: Coordenadora de Ação Educacional do CEU Parelheiros, Vania Camila; Gestora do CEU Parelheiros, Viviane Ramos;Sarcedote de Candomblé e fundador do Asé Ylê do Hozoouane, Luiz Antônio Katulemburange; Presidente da ProBrasil, Uwe Felipe Weibrecht; Aluno convidado; Lhosana Céres de Miranda Tavares, pesquisadora e doutoranda em educação no programa de pós-graduação da Universidade do Piauí; William Figueiredo, coordenador de projetos culturais da unidade escolar CEU Parelheiros; Willis Santiago Guerra Filho, professor e doutor do programa de estudos de pós-graduação em direito pela PUC; Empresário Marcelo da empresa Mansão Fato; poetisa Cinthya – Kimani)

Evento reuniu pesquisadores e especialista de diversas áreas para discutir o assunto e falar também sobre a Cultura afro-brasileira e suas raízes religiosas

A ProBrasil, em decorrência à Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), preparou uma série de debates sobre temas que envolvem  Ancestralidade e Educação, com o intuito de mostrar a importância da disseminação e do reconhecimento da cultura afro-brasileira, já que mais de 50% da população residente do distrito de Parelheiros, onde está localizada a sede da associação, é negra.

O primeiro bloco teve início pela manhã, com a abertura feita pelo presidente da ProBrasil – Uwe Felipe Weibrecht – e seguiu com atividades e apresentações do grupo de Percussão e Capoeira da associação, poesia cantada pela poetisa Cinthya – conhecida como Kimani – e, em seguida, a roda de conversa sobre Ancestralidade e Educação com os convidados especiais: Lhosana Céres de Miranda Tavares, pesquisadora e doutoranda em educação no programa de pós-graduação da Universidade do Piauí; William Figueiredo, coordenador de projetos culturais da unidade escolar CEU Parelheiros; Willis Santiago Guerra Filho, professor e doutor do programa de estudos de pós-graduação em direito pela PUC.


 

 

 

 

Ao longo de seus discursos, os palestrantes, enquanto educadores, mencionaram as dificuldades em promover algumas religiões, como as de raízes africanas, e em manter o tema ancestralidade dentro da sala de aula. Seguindo o debate, Willis Santiago também comentou sobre a importância de preservar as culturas antepassadas dentro das escolas e recomendou a leitura do livro do antropólogo Ordep Serra “Os olhos negros do Brasil”.

Durante o evento, o presidente da ProBrasil, Uwe Felipe Weibrecht, agradeceu a todos os participantes e envolvidos na organização do evento: Prefeito Regional Parelheiros, Adailson de Oliveira; Assessora do Deputado Federal Alexandre Leite, Vivian Vieira Santos; Diretora Regional de Educação, Carolina Droga; Capitão Comandante da Polícia Militar da 1 Cia Rabelo; Inspetor Ricardo Silva da Guarda Civil (GCM) Metropolitana; Gestora do CEU Parelheiros, Viviane Ramos; Coordenadora de Ação Educacional do CEU Parelheiros, Vania Camila; Coordenadora do Centro da Cidadania da Mulher (CCM), Denise Moreira; Representantes do Centro de Referência da Assistência Social Parelheiros (CRAS); Representantes do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG); Representante da CooperCral Vargem Grande, Paulo Renato; Sarcedote de Candomblé e fundador do Asé Ylê do Hozoouane, Luiz Antônio Katulemburange; Empresário Marcelo da empresa Mansão Fato; em especial aos colaboradores da ProBrasil Odair Andrade e Romaria Sampaio, que foram os articuladores do evento, e a todos os palestrantes convidados já mencionados no texto.

No segundo período, a ProBrasil, em parceria com o Centro Educacional Unificado (CEU Parelheiros), que cedeu o espaço, promoveu a abertura da Exposição Xirè dos Orixás – Roupa de Santo, a qual faz parte da pesquisa no PPGANT da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em que expõe 20 bonecas e bonecos vestidos com roupas de baiana, sacerdote, ração feminina e masculina e com vestes que representam os Orixás mais cultuados no Brasil.

De acordo com a organizadora, Lhosana Céres, convidada especial do presidente Uwe Felipe Weibrecht, o desejo de expor a forma e como se vestem os Orixás surgiu por conta da falta de conhecimento e o grande preconceito com as religiões de raízes africanas. “Eu, como educadora, não aceitava que meus alunos e as pessoas não pudessem falar das suas crenças e serem respeitados como os demais praticantes de outras religiões”, explica a pesquisadora, também professora dos cursos de moda e designer e técnico em vestuário no estado de Piauí.

O encerramento da Exposição ocorreu por volta das 22h e após o término foi servido um café para todos os presentes.

(Galeria de fotos do X Café Filosófico e da Exposição Xirè dos Orixás)

Leia Mais

Vôlei com tecidos

Essa semana praticamos esportes e um deles foi o vôlei com tecidos, foi fantástico ver o empenho das  crianças.
Obrigada a todos pelo apoio e dedicação
Leia Mais

Museu do lixo

Em março, O Serviço de Assistência Social á Família – Sasf#Probrasil, levou as famílias atendidas para conhecer o Museu do lixo, situado dentro do Parque Ecológico do Guarapiranga. O Museu conta com peculiar acervo que, ao invés de peças históricas, expõe o lixo que fora descartado no entorno e que fora parar dentro  da represa. Entre aos variados objetos, pode-se encontrar diversos tipos de brinquedos, móveis, eletrodoméstico e pasmem, até um veiculo automotivo.

Leia Mais

Chá da tarde com os pais

Essa semana, realizamos um encontro com os pais, onde foram tratados temas relativos às crianças, entregamos lembrancinhas para os pais confeccionados com feltro, materiais recicláveis e casca de ovos e em seguida realizamos o tradicional chá da tarde.

Leia Mais

Musical de Páscoa

A semana do dia 26/03/2018, foi comemorada com um lindo musical realizado pelas crianças após ouvirem a história da Páscoa, pintaram, cantaram, interpretaram e se surpreenderam com tudo que ouviram, entendendo o verdadeiro sentido da data em questão.

Leia Mais

Patchwork  na casa de Artes

AProBrasil através do SASF – Serviço de Assistência Social a Família, promoveu uma oficina de Patchwork  na casa de Artes, afim de ofertar às famílias uma oportunidade de geração de renda, e de  proporcionar a elas uma autonomia financeira. Uma das de nossas famílias atendidas pelo Sasf à representante Dona Andréia,  participou do curso, ficou tão entusiasmada e satisfeita, que foi se envolvendo a cada oficina, através de muito esforço, empenho e criatividade desenvolveu suas próprias peças, e conta com a ajuda de seus filhos saírem pela região de Parelheiros realizando as vendas.

Dona Andreia personaliza as peças, inova nas suas criações, e se supera a cada realização, o rendimento financeiro familiar provém das vendas inteiramente deste artesanato, já que ela e o esposo não estão inseridos em um trabalho formal. 

Leia Mais