Blog

PARCERIA ENTRE ASSOCIAÇÃO PROBRASIL E INSTITUTO FAMÍLIA BARRICHELLO BENEFICIA 120 CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO DISTRITO DE PARELHEIROS

Há mais de dois anos, a Associação ProBrasil tem recebido apoio do Instituto Família Barrichello, por meio do projeto Esporte e Cidadania e Ação (ECA); a iniciativa, que trabalha com foco nos 4 pilares da Educação, promove o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes por intermédio da alfabetização esportiva. Desde março de 2016, os atendidos pelo CCA Recreio – ProBrasil vem sendo contemplados pelo ECA.

“Acreditamos que a parceria é fundamental, uma vez que sabemos da incompletude institucional e, buscando atender as diversas áreas de desenvolvimento humano, é preciso ampliar a rede de atendimento, principalmente nas regiões de alta vulnerabilidade social”, afirma Amanda Busch, coordenadora de Projetos do Instituto.

As atividades propostas pelo projeto são realizadas duas vezes por semana, com até 1h para cada grupo, dividas entre os períodos da manhã e à tarde. O método utilizado pelos educadores da IFB é por meio do esporte, com o intuito de dialogar com os participantes sobre os diversos temas que permeiam o dia a dia, como empoderamento feminino, mercado de trabalho, perspectiva de futuro, gênero, respeito e outros assuntos que surgem ao longo dos debates.

O Instituto vem desenvolvendo também um processo formativo em Comunicação Não Violenta (CNV), com o desafio de compartilhar com os atendidos o conhecimento sobre empatia, não julgamento, identificação dos sentimentos e autoconhecimento, ampliando as possibilidades deles de solucionarem seus conflitos diários.

“O trabalho realizado agrega valores esportivos e desperta o interesse da criançada pelos jogos promovidas. Eles (os participantes do projeto) aprendem sobre respeito, postura, interação em grupo e têm noções de lateralidade”, comenta Joelma Pereira, gerente de serviços.