Missão ProBrasil

Desenvolver uma vida fraterna e ecossocialmente sustentável com famílias e comunidades  através da cultura, educação, cidadania e valorização do meio ambiente.

Propósito

Criar vida sustentável a partir de necessidades das comunidades locais, de forma integrada com o contexto global.

Visão de Futuro

“Parelheiros: o Jardim de São Paulo”

  • Fortalecimento da comunidade;
  • Agricultura orgânica / Zona rural;
  • Observatório ambiental;
  • Áreas preservadas;
  • Centro de pesquisa, estudos e intercâmbio;
  • Teatro, cinema e desenvolvimento da arte;
  • Ecoturismo.

Princípios e Valores

  1. Confiança;
  2. Igualdade nas relações;
  3. Valorizar a diversidade (ter curiosidade, desenvolver a percepção e maravilhar-se);
  4. Buscar a sustentabilidade de tudo;
  5. Autonomia, pró-atividade e persistência;
  6. Transparência (prestar contas, ter coragem para comunicar o que fazemos);
  7. Empatia/compaixão;
  8. Solidariedade;
  9. Buscar a autonomia das pessoas (potencialidade com responsabilidade);
  10. A arte da imperfeição.

Diretoria

PRESIDENTE
Uwe Weibrecht

VICE PRESIDENTE
Kátia Maria Senise Martinho Rabelo

DIRETOR ADMINISTRATIVO / FINANCEIRO
Luiz Alberto Rabelo

DIRETOR SOCIAL
Carlos Enrique Ruiz Garcia

DIRETOR PEDAGÓGICO
Antonio Pereira dos Santos

CONSELHEIROS FISCAIS
0dailmo Silva de Andrade / Edson Rodrigues Passos

Funcionários

Composta for 29 funcionários:

01 Gerente Geral
02 Gerentes de Serviço
01 Analista de Comunicação
02 Assistentes Técnicos
01 Auxiliar Administrativo
02 Assistentes Sociais
01 Psicóloga
01 Pedagoga
13 Orientadores Socioeducativos
01 Cozinheira
04 Agentes Operacionais

Voluntariado

Paulo Fernando Mafra de Souza Jr.
Voluntário em Consultoria Social no escritório regional de Picos-PI

Paulo Mafra Jr. é mestrando em Serviço Social pela UFPE, historiador pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO) em Pernambuco, Especialista em História do Brasil com ênfase na História do Piauí pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em História das Artes e Religiões na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Faz curso de extensão em Direitos Humanos e realiza pesquisa na área de Movimentos Sociais

Nossa História

A Associação ProBrasil é uma organização sem fins lucrativos, que iniciou seus trabalhos em novembro de 1999, com o objetivo de criar e apoiar programas fundamentais para o desenvolvimento humano e social das famílias.

Desde 2000, a ProBrasil implementa diversos projetos sociais na região de Parelheiros, localizada no extremo sul do município de São Paulo, atendendo a população que vive em condições de alta vulnerabilidade social, oferecendo aos moradores dessa comunidade atividades socioeeducativas e culturais.

A ProBrasil tem como principal missão promover a inclusão social e a cidadania solidária através de educação, capacitação profissional, promoção de saúde e programas de geração de renda, gerando o bem estar das comunidades carentes, bem como apoiar suas lutas pela sobrevivência na busca de uma vida melhor e mais digna, para alcançar sua independência.

Entre os objetivos da entidade estão: promover atendimento na área de educação, de saúde e promoção social das comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social; descobrir e apoiar as iniciativas dos próprios membros das comunidades carentes, que visam melhorar suas vidas; criar e desenvolver programas necessários ao bem- estar das comunidades atendidas; realizar campanhas financeiras de âmbito municipal, estadual, federal e internacional, com objetivo de angariar fundos destinados a auxiliar na execução de obras assistenciais e das financiadas pela “ ProBrasil”; firmar parcerias com entidades afins e com os poderes públicos municipais, estaduais, federais e internacionais.

Em 2008, a Associação ProBrasil chegou ao Estado do Piauí, onde atualmente possui um escritório regional no município de Picos, no qual recebe o apoio da parceira Förderverein ProBrasil. No Piauí, a Associação já tem importante trabalho prestado à comunidade, em especial na área de saúde. Uma das primeiras parcerias foi com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí para a reforma, ampliação e aparelhamento da clínica dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), reinaugurada em outubro de 2008, depois de passar por uma série de melhorias em sua estrutura, fazendo dobrar a capacidade de atendimentos diários. A ProBrasil, em sistema de cooperação, doou para o Hospital equipamentos para a clínica dermatológica e que foram entregues no ano passado.

A ProBrasil também desenvolve trabalhos na região do município de Cocal (PI), atingida pelo rompimento da barragem Algodões I, o que deixou centenas de desabrigados. No projeto em prol da região, a ProBrasil auxiliou na construção de uma Casa de Farinha, de fundamental importância na geração de renda para as famílias do povoado Boíba em Cocal.

Um dos mais importantes projetos apoiados pela ProBrasil no Piauí é a construção da Policlínica de Picos. Projeto conduzido em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Picos e a Secretaria Estadual da Saúde do Piauí. Através da Policlínica, o SUS poderá melhorar o atendimento na região de Picos, bem como aumentar a oferta de procedimentos de diagnóstico, como tomografia e mamografia.

A Policlínica foi construída com doações vindas da Alemanha, através da Associação ProBrasil. O objetivo do empreendimento é oferecer serviços de saúde para atender 60 municípios, com cerca de 500 mil habitantes, que compõem a macrorregião de Picos, a segunda maior do Piauí. Em 2011, o empreendimento recebeu seus primeiros equipamentos para o funcionamento. Entre os novos equipamentos estão: esteira ergométrica, assentos tipo longarina, birôs, cadeiras e armários. A Policlínica é um dos maiores projetos da Associação ProBrasil no Piauí.

Em São Paulo, a Associação ProBrasil também conta com projetos como: Telecentro (Convênio firmado com a Secretaria Municipal de Comunicação, que permitiu a instalação de computadores com acesso à internet na Associação ProBrasil no Jardim dos Álamos, para uso gratuito pela comunidade local); Projeto Costurando Novas Perspectivas (Projeto de corte e costura aprovado e financiado pela fundação Volkswagen); Oficina de Crochê (tem como principal objetivo capacitar profissionalmente os praticantes da arte do crochê e possibilitar a geração de renda, autonomia e fortalecimento de vínculos familiares); Biblioteca comunitária; Oficina de Massagem Terapêutica; Oficina de Capoeira; Dança Contemporânea; Oficina de Ginástica e Alongamento; Projeto Interagindo com o Saber; Programa Ação Família/ SASF.

QUER AJUDAR MAS NÃO TEM TEMPO PARA SER UM VOLUNTÁRIO?

Seja um voluntário ProBrasil

CONTRIBUA COM O SITE:

  • Pesquisa de assuntos (cidadania, educação, projetos socioambientais
  • Redação de matérias jornalísticas
  • Busca de fornecedores de imagens (cartuns, fotos, quadros. etc.)
  • Envio de cartas ou artigos de produção própria
  • Entrevistas com Conselheiros e Diretores da ProBrasil
  • Entrevistas com lideranças em educação e cidadania
  • Contribuição técnica (manutenção, novas tecnologias)
  • Distribuição de notícias para redes sociais na internet
  • Busca de parcerias com redes sociais na internet

DIVULGUE A PROBRASIL:

  • Envio de Boletins para listas próprias
  • Captação de Associados (campanhas de novos sócios)
  • Captação de recursos
  • Busca de patrocínios para viabilizar projetos e programas
  • Busca de contribuições de PJs e PFs
  • Organização de eventos como exposições, leilões, jantares, etc
  • Busca de parcerias
  • Contatos com ONGs, poder público, movimentos sociais
  • Contatos com entidades sociais p/ descoberta de projetos p/ realização conjunta
  • Inserção internacional da ProBrasil (contatos, parcerias, troca de informações)

OPERACIONAL:

  • Preparação de projetos (pesquisa, redação, apresentações)
  • Preparação de apresentações (power-point, videos, folhetos, etc)
  • Apoio em eventos (formaturas, lançamentos, reuniões, apresentações)
  • Apoio na logística, cobertura fotográfica, secretaria, etc)
  • Suporte jurídico para preparação ou análise de contratos e documentos legais
  • Suporte administrativo – organização de bancos de dados
  • Novas idéias – concepção e viabilização

Conheça nossos voluntários