Entrega de equipamentos para a Clínica Dermatológica do HGV – 23/11/2008

 

No Piauí, a Associação ProBrasil está presente desde 2006 e realizou importantes contribuições para o desenvolvimento social do Estado com diversos projetos de apoio, em especial na área da saúde.

Uma das primeiras parcerias da ProBrasil foi realizada com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí para a reforma, ampliação e aparelhamento da clínica dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o maior hospital público do Estado do Piauí.

Em 23/10/2008 a Clínica Dermatológica foi inaugurada na presença de autoridades, como o governador em exercício, Themístocles Sampaio, o Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Assis Carvalho, o Diretor Geral do HGV, Dr. Noé Fortes e o Presidente da Associação ProBrasil, Uwe Weibrecht.

A Associação ProBrasil entregou equipamentos no valor de R$ 130.882,50. A base desta cooperação é um convênio entre a ProBrasil e o HGV, que o diretor do Hospital Getúlio Vargas, Noé Fortes, assinou no dia 12/09/2008.

Além da parceria financeira entre Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Associação ProBrasil, o projeto de reforma da Clínica envolveu uma cooperação técnica entre o HGV e o Instituto Lauro de Souza Lima, de Bauru/SP.  Também esta parceria foi desenvolvida pela Associação ProBrasil. Esta cooperação consiste na elaboração e implantação de instrumentos de controle e avaliação de capacidade física da pessoa atingida por hanseníase.

O objetivo da reforma é proporcionar uma modernização tecnológica da Clínica Dermatológica – Centro de Referência para Hanseníase, de modo a garantir assistência especializada e integral aos usuários atingidos pela doença, com atendimento humanizado e oferta de serviços de prevenção de incapacidade, bem como reabilitação e recuperação.

A clínica contará com uma equipe multiprofissional treinada para reabilitação cirúrgica, composta por dermatologista, cirurgião ortopedista, oftalmologista, reumatologista/eletroneurofisiologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeiro.

O governador em exercício, Themístocles Sampaio, destacou a atenção do Governo para melhorar e humanizar a saúde no Piauí. O governador tem um projeto sendo executado para melhorar a saúde do Piauí, disse.

A obra é um exemplo bem sucedido de uma cooperação técnica entre Secretaria de Saúde, o HGV, Ministério da Saúde, Associação ProBrasil e Instituto Lauro de Sousa Lima, de Bauru/SP, referência nacional no tratamento de hanseníase.