Tecendo o Ser

Objetivo

Proporcionar às participantes um espaço para si mesmas, onde serão propostas reflexões sobre suas próprias vidas, favorecendo o protagonismo e autonomia, através do oferecimento de recursos artísticos com os quais possam entrar em contato com suas identidades, potencialidades e resgate de autoestima.

Sobre o Projeto

De acordo com demanda apresentada pelas professoras de corte e costura, algumas alunas realizavam comentários depreciativos sobre si mesmas e seus desempenhos na prática de corte e costura, bem como apresentavam algumas dificuldades de relacionamento entre elas.  Este trabalho torna-se importante, considerando que estão participando de um curso profissionalizante e técnico, em que a autonomia e confiança em si mesma se fazem necessárias para a prática profissional, bem como para uma vida com maior qualidade e sentido. As atividades realizadas em grupo tenderão a facilitar reflexões sobre relacionamento interpessoal, cooperação e valorização das diferenças.  

Metodologia

O grupo “Tecendo o Ser” será realizado através de rodas de conversa e atividades expressivas com recursos artísticos: músicas, mitos, contos e histórias, desenhos, pinturas, colagens, costuras etc, sendo o fazer artístico uma forma de acessar o potencial criativo.

Segundo CIORNAI (2004):

“O trabalho artístico favorece o contato com os aspectos mais positivos de cada um porque, por meio dele podemos entrar em contato com nossa própria beleza, nossa própria força e sensibilidade. Ao criar beleza, harmonia e delicadeza, a pessoa entra em contato com estas qualidades em si; ao expressar raiva, revolta e indignação, a pessoa percebe a força do seu poder pessoal. E ao dar expressão ao seu poder criativo, as pessoas ficam não só orgulhosas do que fizeram como revelam-se a si mesmas, passando de uma atitude autocrítica a uma atitude bem mais positiva de curiosidade sobre si mesmas.” (p.82)

Tecendo o ser – O nome

A palavra tecer e seu significado nos leva a pensar em construir uma estrutura com fios. Seus sinônimos são entrelaçar, tramar, trançar, fiar. Sendo a costura uma atividade desempenhada pelas participantes do grupo no curso de corte e costura, é, portanto uma atividade conhecida de forma prática.

O nome faz alusão ao objetivo do grupo que é o resgate do protagonismo, onde se torna importante o alinhavar da própria vida, quando se constrói o que se deseja. Com isso, os encontros com as mulheres têm por objetivo facilitar reflexões sobre suas identidades, suas histórias, anseios e sonhos.