VIOLÃO CANÇÃO NA PENITENCIÁRIA MASCULINA DE PICOS – PIAUÍ

Com o intuito de apoiar a ressocialização dos detentos com a implantação de cursos de profissionalização musical, além da aquisição de instrumentos musicais, a Associação ProBrasil inaugurou em 06 de fevereiro de 2013, em parceria com Secretaria de Justiça, Secretaria Municipal de Saúde, Faculdade R.Sá, Empresa Carreiro e o dirigente da PJDB: Sinval Hipólito Gonzaga, o projeto “Violão Canção” para atender a Penitenciária Masculina José de Deus Barros (PJDB), em Picos – Piauí.

Inicialmente, o projeto piloto foi implantado somente na PJDB, sendo prevista a possibilidade de extensão para outras unidades prisionais do Estado, e contou com a participação de 30 detentos somente, mas havia uma lista com dezenas de detentos interessados aguardando a seleção para outras turmas. As aulas começaram com cursos de violão e guitarra, com a ideia posterior de criar um coral para apresentações.

Segundo Uwe Weibrecht, presidente da ProBrasil, é um dever da sociedade civil desenvolver atividades de apoio à ressocialização do indivíduo preso, minimizando assim a reincidência em crimes, além de prepará-lo para o retorno à sociedade, tornando um pouco mais humanizado o tratamento prisional.

O Violão Canção nasceu de uma solicitação de um detento, Sr. Lourival da Silva Ramos Júnior, que demonstrou interesse em aprender a tocar violão. O projeto seguiu por 1 ano.