Em parceria com:

O Centro para Crianças e Adolescentes – CCA é um serviço conveniado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que tem por objetivo atender crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social.
Atendemos, diariamente, 120 crianças e adolescentes moradores do distrito de Parelheiros, residentes dos bairros Parque Recreio, Vila Roschel e Chácara Eldorado.
O CCA desenvolve ações socioeducativas junto às crianças e adolescentes por meio de oficinas, distribuídas ao longo da semana e com duração média de 1 a 4 horas semanais.

 

Capacidade de atendidos:

120 educandos.

Número de atendimentos desde de implantação.

106.614 educandos.

Número de colaboradores:

1 Gerente
1 Gerente Geral
1 Assistente Técnico
2 Agente Operacional
2 Orientadores socioeducativos
1 Cozinheira

Projetos implantados

Dentre as oficinas oferecidas estão: brincadeiras e brinquedos, jogos cooperativos, artes plásticas, dança, teatro e capoeira. Proporcionamos, também, passeios culturais e de lazer, oficinas lúdicas, além de festas e eventos que promovem o convívio social com as famílias e toda a comunidade.

Como resultado da parceria com o Instituto Barrichello também implantamos o projeto Rodas Turbinadas e Esporte para a Cultura de Paz.

Atividades e Oficinas no CCA

Rodas Turbinadas

O projeto tem suas raízes na Pedagogia do Encantamento. A ideia é levar atividades que instiguem os jovens a participarem delas, discutindo conceitos e questões de relevância pessoal e social. Resumindo, o objetivo é falar de coisa séria de uma forma divertida, lúdica e participativa.

Esporte para a Cultura de Paz

Promove o esporte, a participação social e a cidadania para o desenvolvimento humano junto a crianças, adolescentes e jovens.
O projeto tem como foco atender os públicos mais vulneráveis dentro da família, célula principal da sociedade: crianças e adolescentes.

Oficina de Inglês

O objetivo da oficina de inglês é comprometer os educandos com seu processo de aprendizagem, usando recursos lúdicos da língua inglesa para interagir e se comunicar, oralmente ou por escrito, em diferentes situações.

Oficina de Dança

Buscamos conduzir uma prática sobre a consciência corporal para, em seguida, nos perguntarmos sobre sua importância quando dançamos. A oficina aborda exercícios fundamentais sobre a sensorialidade, propondo a descoberta do corpo.

Oficina de Teatro

O teatro, seja no aspecto pedagógico ou artístico, assistido ou encenado, auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo.

Coordenação

Maria Kátia Pereira dos Santos

  • Formação: Ensino Superior completo-Serviço Social-UNIITALO
  • Experiência de atuação: SASF – orientadora socioeducativo-Assistente técnico-CCA RECREIO-gerente de serviços-CCA CECÍLIA MEIRELES-ASSOCIAÇÃO PROBRASIL