Em parceria com:

SASF – Serviço de Assistência Social à Família

Objetivo

Fortalecer a função protetiva da família, prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais e desenvolver ações junto a idosos e pessoas com deficiência, dada a necessidade de prevenir o confinamento e o isolamento, por meio da proteção social no domicílio.

Sobre o Projeto

Implantado a partir de 01 de maio de 2011 em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social -SMADS o novo serviço: Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio – SASF faz parte da tipificação nacional de serviços socioassistenciais da rede de proteção básica. O Serviço é de extrema importância para região que apresenta alto índice de vulnerabilidade social. Com o trabalho conseguimos maior mobilização da comunidade local, com as secretarias, entidades locais e as lideranças comunitárias, o que facilita na articulação de uma rede bem estruturada e fortalecida. Nos bairros que são atendidos pelo SASF existem Associações de Moradores e Igrejas, que desenvolvem atividades sócio assistenciais e que disponibilizam seus espaços físicos para o trabalho em parceria com o SASF e com as famílias, contribuindo para transformação pessoal e fortalecimento da comunidade bem como melhorias no bairro.

Saiba Mais

A meta é de proporcionar atendimento a 1.000 famílias e indivíduos e proteção social no domicílio para pessoas idosas e pessoas com deficiência por meio da:

  • Garantir o atendimento e acompanhamento das famílias em situação de alta e altíssima vulnerabilidade nos bairros: Bosque do Sol, Jardim Santa Cruz, Vila Roschel, Chácara Progresso, Chácara Eldorado, Chácara São Silvestre, Parque Tamari, Jardim São João, Parque Sumaré, Jardim das Fontes, Jardim Oriental, Jardim Jussara, Rancho Alegre, Bairro da Lagoa Grande, Jardim dos Àlamos e Jardim Aladim, Jardim Novo Parelheiros, Novo Parelheiros e Jardim Rochel e Parque Amazonas, Sitio Represa, Rancho Alegre e Parque Recreio.
  • Promover orientação e encaminhamento dos usuários
  • Por meio das visitas domiciliares, realizando orientação, encaminhamento e o acompanhamento dos usuários aos projetos, programas, benefícios e serviços da rede sócio assistencial e demais políticas públicas;
  • Realizar mensalmente visitas domiciliares para acompanhamento de todos os usuários.
  • Realizar mensalmente atividades socioeducativas, para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; fortalecimento de laços de pertencimento e desenvolvimento do protagonismo das famílias e seus membros
  • Promover palestras, grupos de convivência, atividades comunitárias, socioculturais, de lazer, passeios, para desenvolver habilidades e viabilizar o acesso a bens culturais.
  • Realizar reuniões lúdicas com as crianças que acompanham os pais nas reuniões socioeducativas, trabalhando conteúdos similares, porém adequados a cada faixa etária.

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira das 08h00 as 18h00. Conta com profissionais contratados pelo regime da CLT, com carga horária de 40 horas semanais, para atendimento de 1.000 famílias/mês.

  • 01 Gerente de Serviço II – com formação em Serviço Social;
  • 04 Técnicos: 2 com formação em Serviço Social, 1 com formação em Psicologia e 1 com formação em Pedagogia;
  • 08 Orientadores socioeducativos com nível médio;
  • 01 Auxiliar Administrativo com nível médio;
  • 02 Agentes operacionais nível fundamental.