APRENDER A SER EM JARDIM DOS ÁLAMOS – SÃO PAULO
APRENDER A SER EM JARDIM DOS ÁLAMOS – SÃO PAULO
O projeto “Aprender a Ser” nasceu da observação e experiência da organização junto à comunidade local, frente às condições sociais que a região apresenta: vulnerabilidade social altíssima, a distância do centro da cidade de São Paulo, exposição a fatores de risco social, tais como violência urbana, consumo e tráfico de drogas, escassez de creches/escolas, centros comunitários e a falta de acesso à formação cultural e projetos que possibilitem o conhecimento das artes e de outras culturas.
Destinado às crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, moradoras do bairro Jardim dos Álamos, o projeto visava promover a formação humana desses, além de desenvolver suas competências pessoais e a inclusão sócio-educativa-cultural. Tal intuito foi realizado por meio de aulas de formação humana, de arte (dança, teatro, artesanato), atividades esportivas (capoeira), oficinas de inclusão digital, círculos de leitura, saraus e contação de histórias. Os educandos também realizavam atividades de cidadania, as quais lhes permitiram o aprendizado dos eixos de saúde, sexualidade, diversidade étnico racial e educação ambiental.
As atividades foram realizadas no Centro Tecnológico e Cultural (Telecentro) da própria Associação, de segunda a sexta-feira, em dois períodos no contraturno escolar, e contou com uma auxiliar de desenvolvimento infanto-juvenil e profissionais voluntários (1 professor de capoeira, 1 professora de dança contemporânea e 01 professor de artesanato).
Fazendo cumprir o seu papel social como Organização Não-Governamental e em complementaridade às políticas públicas, nós acreditamos que o projeto contribuiu para o desenvolvimento psicossocial do público atendido e para a diminuição da exposição aos riscos sociais que a região oferece, tais como, a violência, a gravidez na adolescência, o tráfico de entorpecentes, entre outros. O projeto, além de retirar as crianças e os adolescentes das ruas no período em que estão fora da escola, ofereceu conhecimentos e possibilidades para ampliarem o entendimento de si e do mundo e de transformar a realidade pessoal e social numa vida sonhada.