Sobre o EcoaSampa

A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, retomou no ano passado o projeto EcoaSampa que visa promover o desenvolvimento social, profissional e sustentável de comunidades de baixa renda da cidade de São Paulo. Inicialmente, os cursos estão sendo realizados na região de Parelheiros, zona sul da capital, e posteriormente será levado para os outros cantos da cidade.
O projeto é executado por meio da Associação ProBrasil, vencedora do edital de fomento à qualificação profissional na área Agricultura de Base Ecológica, e pretende capacitar mais de 1.000 pessoas até dez de 2022.

IMG_20210527_120217
b33a1f22-86be-41d7-beaa-3759429121aa

As próximas turmas iniciam em fevereiro, mas ainda há tempo para quem perdeu o primeiro período de inscrições;

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Associação ProBrasil retomou o programa de qualificação profissional, oferecendo cursos ligados à área ambiental na região de Parelheiros, principal zona rural do município. O objetivo é formar cerca de mais de 1.000 munícipios.

O Projeto EcoaSampa oferecerá cursos com certificação em Permacultura, Produção de Alimentos Agroecológicos, Jardinagem, Zeladoria e Manejo de áreas verdes, Empreendedorismo socioambiental e Economia Verde, Aquaponia, Tecnologias Sustentáveis, Tratamento Alternativo de Efluentes ,Manejo de Recursos Naturais voltados ao Ecoturismo e Aproveitamento integral de Alimentos.

Entre os cursos profissionalizantes com carga horária de 72h, serão oferecidas oficinas de curta duração com carga horária de 27h, porém todos seguem a metodologia da Aprendizagem Social no verdadeiro aprender fazendo com aulas teórico-práticas.

Passeio ao Parque

Colheita de hortaliças em nossas hortas

Os cursos , apresentam técnicas sustentáveis para produção de produtos orgânicos, controle de pragas e equilíbrio do solo, manutenção de jardins e áreas verdes. Ao exemplo, o curso de jardinagem, que abordará técnicas de plantio, paisagismo, manutenção de jardins internos e externos para que os alunos tenham noções de prestação de serviços desde áreas residenciais de pequeno porte até grandes áreas empresariais ou públicas.

Além da abordagem de aprendizado prático, as turmas terão noções de economia solidária, empreendedorismo e cooperativismo para transformar os conhecimentos adquiridos em fonte de renda e desenvolvimento da estrutura econômica da região.

Ainda em janeiro, serão abertas novas inscrições para os cursos de aproveitamento integral dos alimentos, permacultura, produção de alimentos agroecológicos e tratamento alternativos de efluentes.

Maiores informações :

Email: adm.ecoasampa@probrasil.org
whatsapp: 11 93317-5039