Objetivo

As nossas ações no município Coronel José Dias visam incentivar a capacitação profissional no ecoturismo, a recuperação de áreas degradadas, a produção de alimentos orgânicos e o uso sustentável de recursos naturais na região do patrimônio mundial da UNESCO Serra da Capivara.

Produção até o momento:

IMG_0950

No contexto do nosso Centro Socioambiental Serra da Capivara divulgamos e apresentamos manejos e técnicas para segurar a soberania alimentar e a geração de renda, além de educar sobre os princípios da agroecologia no contexto da Caatinga. Oferecemos também cursos sobre a gestão de hospedagem para ampliar o potencial turístico da região. Já registramos mais de 150 adolescentes e mais de 100 famílias carentes da comunidade Coronel José que participaram em nossos cursos e atividades.

Educamos os adolescentes da comunidade sobre compostagem e separação de resíduos, produção de adubo orgânico, plantação de hortaliças, piscicultura e criação de mudas nativas e frutíferas. Também implementamos uma agrofloresta comunitária.

Criação de mudas, reflorestamento e produção de alimentos no contexto da caatinga

Viveiro de mudas nativas da caatinga

Em nosso viveiro temos mudas de mais de 20 espécies nativas da caatinga, entre outros Oiti, Aroeira, Umbuzeiro e Juazeiro e algumas frutíferas com fins alimentícios como a manga. 

Como base na capacitação profissional na área turística oferecemos, por exemplo, aulas de inglês assim possibilitando a comunicação com o público internacional que visita a região da Serra da Capivara. 

Aulas de inglês por uma de nossas voluntárias.

Senhor Pedro, nosso gerente ambiental.

Coordenação/Equipe

Nosso Gerente Ambiental, o senhor Pedro, trabalhou 20 anos no Parque Nacional Serra da Capivara e tem vasta experiência com o manejo das plantas nativas da Caatinga.

Saiba mais

Através da restauração da Caatinga lutamos imediatamente contra a mudança climática, porque capturamos carbono e evitamos a degradação e erosão do semiárido brasileiro. Conscientizamos as comunidades sobre a biodiversidade e beleza deste ecossistema único e assim contribuímos diretamente à conservação da natureza no Brasil.